Saúde

Projeto Dengue, Zika e Chikungunya

Nosso Jornal Terceiro Milênio Notícias on-line, traz pra você, o projeto DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA, elaborado pelo nosso presidente Maurício Max, onde podemos observar a elaboração de uma campanha na ajuda e combate à dengue que se faz intensa no Brasil.

Anexo, o jingle também de autoria e cantado por de Maurício Max lançado para a campanha.

PROJETO DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA

O PROJETO CONSISTE EM CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS APOSENTADOS, POIS SE FAZ IMPORTANTE ESSE ELO NA LUTA CONTRA A DENGUE.

A DENGUE VEM ATORMENTANDO OS BRASILEIROS, COM ESSA EPIDEMIA NACIONAL, OS NÚMEROS SÃO ASSUSTADORES. O MINISTÉRIO DA SAÚDE MOSTRA QUE ATÉ O MÊS DE FEVEREIRO DE 2024, FORAM REGISTRADOS MAIS DE 688 MIL CASOS E 122 MIL ÓBITOS, É UM NÚMERO ACENTUADO DE MORTES, MAS AINDA NÃO É POSSÍVEL SE TER IDÉIA DA PROPORÇÃO DE GESTANTES INFECTADAS CORRENDO O RISCO DE GESTAREM BEBÊS COM MICROCEFALIA.

ASSIM SENDO, ATITUDES E MEDIDAS URGENTES VISANDO A PREVENÇÃO E COMBATE, TÊM QUE SER TOMADAS E SE FAZ NECESSÁRIA UMA FISCALIZAÇÃO DIÁRIA E UM TRABALHO EM CONJUNTO, ENTRE AUTORIDADES E POPULAÇÃO, E ASSIM, VEMOS QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO AINDA NÃO SE ENCONTRA PREPARADA PARA EXERCER SUA PRÓPRIA FISCALIZAÇÃO SENDO ASSIM, ELA PRECISA SER EDUCADA NESSE SENTIDO.

AS AUTORIDADES POSSUEM POUCAS CONDIÇÕES E MATERIAL HUMANO PARA FISCALIZAR RUA A RUA DIARIAMENTE, JÁ QUE O MOSQUITO SE PROPAGA COM MUITA RAPIDEZ POR TODOS OS LUGARES ONDE ENCONTRA UMA POCINHA DE ÁGUA PARADA, ENTÃO VEMOS AÍ, A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NESSE PROJETO, SENDO FUNDAMENTAL AO COMBATE À EPIDEMIA.

O PROJETO, SUGERE UM MÉTODO SIMPLES, EFICIENTE E ECONÔMICO.

A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO CONTA COM UM GRANDE NÚMERO DE APOSENTADOS E MUITOS AINDA PLENAMENTE ATIVOS. NESSE SENTIDO, AS SUBPREFEITURAS ELABORARIA UM CADASTRO DE APOSENTADOS, PELO MENOS 01 DE CADA RUA APTO,À EXERCER ESSA O PROJETO CONSISTE EM CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS APOSENTADOS, POIS SE FAZ IMPORTANTE ESSE ELO NA LUTA CONTRA A DENGUE.

ASSIM SENDO, ATITUDES E MEDIDAS URGENTES VISANDO A PREVENÇÃO E COMBATE, TÊM QUE SER TOMADAS E SE FAZ NECESSÁRIA UMA FISCALIZAÇÃO DIÁRIA E UM TRABALHO EM CONJUNTO, ENTRE AUTORIDADES E POPULAÇÃO, E ASSIM, VEMOS QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO AINDA NÃO SE ENCONTRA PREPARADA PARA EXERCER SUA PRÓPRIA FISCALIZAÇÃO SENDO ASSIM, ELA PRECISA SER EDUCADA NESSE SENTIDO.

A POPULAÇÃO FARIA UMA FISCALIZAÇÃO DIÁRIA COM VISITAS ÀS RESIDÊNCIAS, COMÉRCIOS, TERRENOS E CASAS ABANDONADAS. CADA APOSENTADO TERIA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO PREVIAMENTE ESTABELECIDA PELA SUBPREFEITURA DO LOCAL.

O TRABALHO SERIA FACILITADO POR VÁRIOS FATORES. SÃO ELES:

  • EM PRIMEIRO LUGAR, ESSE TRABALHO DE FISCALIZAÇÃO IRÁ, SOBRETUDO, MELHORAR A AUTOESTIMA DOS APOSENTADOS JÁ QUE ELES SE SENTIRÃO ÚTEIS, PRESTIGIADOS E INCENTIVADOS A SALVAR VIDAS.
  • PROBLEMAS RELACIONADOS À DESCONFIANÇA COM RELAÇÃO A ASSALTOS OU GOLPES, SERÃO MINORADOS JÁ QUE OS APOSENTADOS SÃO CONHECIDOS PELOS MORADORES DO LOCAL. HAVERÃO MENOS BARREIRAS NO ACESSO ÀS RESIDÊNCIAS E COMÉRCIOS;
  • O APOSENTADO ESTARÁ COM MOTIVAÇÃO EXTRA À FISCALIZAÇÃO POR SEU PRÓPRIO INTERESSE TAMBÉM, JÁ QUE ELE TAMBÉM É SUSCETÍVEL À SER CONTAMINADO;
  • MORADORES QUE CRIAREM BARREIRAS E IMPEDIREM ESSA FISCALIZAÇÃO, SOFRERÃO MULTA PREVIAMENTE ESTABELECIDA PELA PREFEITURA.
  • APÓS O CADASTRAMENTO DOS APOSENTADOS, HAVERÁ UMA PALESTRA INICIAL DANDO-LHES TODAS AS COORDENADAS, INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO CORRETAMENTE. PERIODICAMENTE, SERÃO FEITAS REUNIÕES COM NOVAS ORIENTAÇÕES, DIVULGAÇÃO DE FATOS NOVOS, DEBATES DOS PROBLEMAS, BARREIRAS ENCONTRADAS E RELATÓRIOS. AS PALESTRAS E REUNIÕES SERÃO MINISTRADAS PELAS SUBPREFEITURAS DE ORIGEM DE CADA LOCAL.

    OBS:  OS APOSENTADOS DEVERÃO FAZER PEQUENOS RELATÓRIOS, INFORMANDO ÀS AUTORIDADES, LOCAIS INACESSÍVEIS, CASAS, TERRENOS ABANDONADOS, DESSA FORMA, O TRABALHO DA PREFEITURA SERIA AINDA MAIS FACILITADO, JÁ QUE ELA SABERIA E PODERIA IR DIRETO AO FOCO DEVIDAMENTE EXPLICITADO, CONSOLIDANDO UMA FISCALIZAÇÃO ABRANGENTE, EFICIENTE, ECONÔMICA E PREVENTIVA.
  • FICA A CARGO DA PREFEITURA, ELABORAR UM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DESSE PROJETO PARA QUE OS APOSENTADOS E A POPULAÇÃO EM GERAL, SAIBAM COMO PROCEDER NESSE TRABALHO DE FISCALIZAÇÃO VITAL AO COMBATE DA DENGUE.
  • NESSA MESMA LEI DE FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO À DENGUE, PODE-SE CRIAR UM ÍTEM OBRIGANDO TAMBÉM, OS ADMINISTRADORES DE CEMITÉRIOS A LIMPAREM OS TÚMULOS, EVITANDO FOCOS. A MESMA CARGA DE RESPONSABILIDADE, É IGUALMENTE DIRECIONADA AOS DEPÓSITOS PÚBLICOS DE APREENSÃO DE VEÍCULOS, SEUS FUNCIONÁRIOS E GESTORES DEVERÃO CUIDAR PARA QUE NÃO HAJAM FOCOS. A NÃO OBEDIÊNCIA DE AMBOS, ACARRETARÁ EM MULTAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS PELA PREFEITURA.

Maurício Max

Diretor Executivo do Jornal Terceiro Milênio. Jornalista há 40 anos, comunicador, compositor, cantor, Conselheiro da ABI, diretor da Casa do Compositor e diretor da TVCRIO.