DESTAQUESSaúde

Dicas da natureza para melhorar sua saúde

Confira as dicas elaboradas pelo fitoterapeuta Marcos Stern para cuidar da saúde com essas receitas de chás para as mais variadas finalidades.

Chá contra depressão

O chá das folhas de erva-real é indicado contra fadigas mental, estafa e depressão. Além disso, a bebida também pode ser consumida por pessoas que sofrem com problemas digestivos e insônia. As folhas, em forma de coração, são aromáticas. Para preparar a bebida, junte uma colher de sopa das folhas fatiadas a dois copos de água fervente. Deixe a mistura em contato por 20 minutos em um recipiente tampado. Coe e beba 3 xícaras diariamente até que o problema desapareça.

Morango para dor de dente

As folhas de morango podem ser usadas para combater dor de dente, inflamações na boca e na garganta. Ferva um copo com água e despeje-a sobre duas colheres de sopa de folhas de morango fatiadas. Deixe em contato por 20 minutos num recipiente tampado. Depois, coe e beba quatro xícaras ao dia. Outra opção é usar o chá para fazer gargarejos, três vezes ao dia. Contra dor de dente, beba o suco de folhas de morango duas vezes ao dia

Receita para diabéticos

A segurelha ajuda a estabilizar a sede de pessoas diabéticas, a reduzir cólicas e gases, além de facilitar e estimular a digestão. Seu chá também pode ser usado em gargarejos, por ser anti-séptico. Ferva dois copos de água e despeje-a sobre uma colher de sopa de folhas de segurelha fatiadas. Deixa em contato por 20 minutos num recipiente tampado. Depois, coe. Recomenda-se beber três xícaras ao dia para obter os efeitos terapêuticos desejados.

Rosa contra estomatite

A rosa-branca-de-jardim pode ser usada contra estomatite, inflamações na boca e na garganta, má digestão e mau hálito. A receita do chá é simples de preparar: ferva um copo de água filtrada e despeje-a sobre uma colher de sopa de rosas-brancas-de-jardim fatiadas. Deixe em contato durante 20 minutos num recipiente tampado. Depois, coe a mistura. Beba três xícaras ao dia ou use o chá para fazer vários gargarejos durante o dia.

Chá é bom afrodisíaco

O capim jasmim-da-serra tem poderes afrodisíacos. Além de deixar a pessoa mais animada, pode ajudar também contra problemas nos rins. Utilize duas colheres de sopa das folhas fatiadas para um copo de água fervendo. Depois, deixa em contato por 5 minutos num recipiente tampado. Coe a mistura e beba três xícaras por dia, até que os sintomas desapareçam. Se for preciso, adoce o chá com mel.

Erva serve como laxante

O chá de acapora pode ser usado como depurativo, laxante, diurético e anti-térmico. Para fazer a bebida, junte uma colher de sopa das flores picadas e dois copos de água fervente. Deixe a mistura em contato durante 20 minutos num recipiente tampado. Em seguida, coe. Beba três xícaras do chá diariamente, adoçando a cada vez com uma colher de sobremesa de mel, para obter os resultados fitoterápicos desejados.

Chá reduz taxa de colesterol

Para ajudar a baixar as taxas de colesterol no sangue, pode-se usar ervas medicinais como pitanta, tamarindo e cana-de-açúcar. Para preparar o chá, ferva dois copos de água e despeje-a sobre três colheres de sopa da mistura homogênea das folhas fatiadas dessas três plantas. Deixa em contato por 20 minutos. Coe a mistura e beba três xícaras do chá ao dia.

Azedinha contra febre e diarréia

O chá da azedinha é indicado contra escorbuto, febres e diarréias. Para prepara a bebida, junte uma colher de sopa das folhas da planta fatiadas e um copo de água fervendo. Abafe a mistura durante 15 minutos. Depois, coe e beba uma xícara do chá de quatro em quatro horas.

Equipe JTM

A Equipe JTM se força em trazer aos leitores matérias de qualidade sobre os mais variados assuntos.